BOMBINHAS - UM DOS DESTINOS MAIS BONITOS DO BRASIL

 

http://img.comunidades.net/pra/praiadagaleta/Praia_da_Tainha_Bombinhas.jpg

PRAIA DA GALHETA: (19)4141-5000 http://www.agentedeturismo.com.br 

 

Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico, composta por 39 lindas praias e um dos mais belos refúgios de Santa Catarina. Entre as 39 praias, 19 são preservadas, 10 com pouca ocupação, 10 urbanizadas.

 

Bombinhas é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º07'54" sul e a uma longitude 48º31'40" oeste, estando a uma altitude de 32 metros. Sua população estimada em 2009 era de 14 312 habitantes.

 

Área: 34,49 km²
Elevação: 32 m
População: 15.136 (2012)

Praias de Bombinhas

Bombinhas possui 39 praias. Algumas delas são acessíveis somente por trilhas ou pelo mar. Conheça as principais praias da cidade.



    1. Bombas
    2. Praia do Ribeiro
    3. Bombinhas
    4. Prainha, Embrulho e Lagoinha
    5. Praia da Sepultura
    6. Praia do Retiro dos Padres ou Ingleses
    7. Praia de Quatro Ilhas
    8. Mariscal
    9. Canto Grande
    10. Praia da Conceição
    11. Praia da Tainha
    12. Morrinhos
    13. Zimbros
    14. Outras Praias

1. Bombas

O nome Bombas deriva-se do fato do som produzido pelo bater de suas ondas. Apesar disso, é uma praia de águas tranquilas e cristalinas, muito procurada por famílias que buscam sossego e segurança. Nas proximidades do costão esquerdo, as ondas também permitem a prática do surf. Antigamente chamada de Praia Grande, em razão de sua extensão de aproximadamente 2 quilômetros, Bombas ainda é um reduto da pesca artesanal. Ao longo da praia, encontram-se vários ranchos de pesca, que guardam as centenárias canoas-de-um-pau-só, ainda utilizadas no período de maio a julho durante a temporada da tradicional pesca da tainha.

Como chegar

É a primeira praia do município. Seu acesso é pela SC 412, que liga a cidade de Porto Belo a Bombinhas, direto pela avenida Leopoldo Zarling, a principal via do Bairro de Bombas.

2. Praia do Ribeiro

Esta pequena praia selvagem, com apenas 120 metros de extensão, está localizada entre as praias de Bombas e Bombinhas. Cercada de muito verde da mata nativa, Ribeiro tem águas tranquilas e transparentes, que convidam para um delicioso banho de mar. Em determinadas épocas do ano é possível avistar tartarugas nadando calmamente junto ao costão. A praia também é propícia para o mergulho de superfície (snorkeling)

Como chegar

O acesso é feito a partir da Praia de Bombas, pelo costão direito, por meio de uma trilha. Na Praia do Ribeiro está o Instituto Kat Schürmann, cujo acesso se dá pela Av. Ver. Manoel José dos Santos.  

3. Bombinhas

É a praia que dá nome a cidade e onde se encontra o maior centro comercial da cidade. Sua faixa de areia é composta por cristais de quartzo, que dão um tom incrivelmente branco, emoldurando o mar calmo e transparente com pequenas ondas, garantindo a alegria das crianças. Os mesmos cristais produzem um som característico sob os pés, semelhantes a estalidos, o que rendeu o nome à praia. Possui 1.227 metros de extensão. Em Bombinhas, estão localizadas as principais escolas e operadoras de mergulho autônomo, com saídas diárias para os costões da península e na parte sul da Ilha do Arvoredo. Uma das grandes atrações da Praia de Bombinhas é a tradicional Corrida de Canoas-de-um-Pau-Só, evento anual, sempre na comemoração do aniversário da cidade, em março, que atrai pescadores de todo o estado, com suas canoas peculiares.

Como chegar

Seguindo pela Avenida Leopoldo Zarling em Bombas, ao atravessar a ponte do Rio da Barra, a avenida já recebe o nome de Vereador Manoel José dos Santos, que conduz diretamente ao centro de Bombinhas. O acesso também pode ser feito a partir da Praia do Mariscal, pela estrada do Morro do Mariscal.

4. Prainha, Embrulho e Lagoinha

São três praias pequenas localizadas no costão direito da praia de Bombinhas. A Prainha é onde se localiza o trapiche, de onde partem barcos de passeio e barcos das escolas de mergulho. Ao lado do Trapiche, existe uma oficina lítica, denunciando os indícios do povoamento pré-histórico na região. A Praia do Embrulho, ao lado da Prainha, é tranqüila, tem uma bela vista das embarcações e da baía de Bombas. Foi chamada assim por sua característica de praia de tombo, que provocava alguns incidentes, “embrulhando” nativos que descarregavam mercadorias das embarcações por ali, quando ainda não existia o trapiche da Prainha. A Praia da Lagoinha é belíssima para o mergulho de superfície, sua grande quantidade de piscina naturais, entre as grandes pedras à beira-mar, atraem diversas espécies de peixes que podem ser avistadas até mesmo sem entrar na água. Mas é difícil resistir ao mergulho em suas águas transparentes e sem ondas.

Como chegar

O acesso a estas praias, a pé, é mais comum pela passarela que tem início no costão direito da Praia de Bombinhas. Já o acesso por automóvel pode ser feito pela Rua Sardinha, ao final da Av. Ver. Manoel José dos Santos, ou pela Rua das Garoupas, 500 metros após o término da avenida.

5. Praia da Sepultura

Simplesmente, paradisíaca. Suas águas transparentes e sem ondas são ideais para o mergulho livre. Com aproximadamente 95 metros de extensão de areia, a praia da Sepultura guarda beleza e lendas. Contam os moradores mais antigos que a praia passou a ser chamada assim pela suposta existência da sepultura de um escravo, que teria sido morto após uma briga no local, em 1840.

Como chegar

Para quem gosta de caminhadas, o acesso pode ser feito pelo costão direito da Praia de Bombinhas, passando pela Prainha, Embrulho e Lagoinha. O acesso por veículos é feito pela Rua das Garoupas, continuação da Av. Ver. Manoel José dos Santos, até um estacionamento particular. Dali, chega-se à praia a pé, através de uma trilha de 200 metros.

6. Praia do Retiro dos Padres ou Ingleses

Na metade do século XIX, um navio inglês ficou avariado no local. O fato atiçou a curiosidade dos moradores, que acorriam ao local para ver o navio e seus tripulantes, pois nunca haviam visto um inglês autêntico. A partir deste acontecimento, a praia ficou conhecida como Praia dos Ingleses. Em 1967, a praia foi adquirida pelos padres salesianos de Itajaí, onde construíram uma casa de retiro espiritual, razão para o novo batismo da praia. De beleza agreste, quase selvagem, a praia de águas cristalinas é cercada pela Mata Atlântica.

Como chegar

O acesso à praia se dá pela também pela Av. Manoel José dos Santos, no Centro de Bombinhas, seguindo até o final da Rua das Garoupas, logo após o acesso à praia da Sepultura.

7. Praia de Quatro Ilhas

É conhecida pelos moradores mais antigos como Praia de Fora, devido sua localização e característica de mar aberto. O nome Quatro Ilhas deve-se às quatro ilhas avistadas desde a praia. Uma delas, a Ilha do Macuco, próxima ao continente. As outras três, Ilha das Galés, Deserta e Arvoredo, são as que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. A praia também é conhecida pela grande cruz instalada em suas areias. Contam os moradores que dois pescadores, após terem encontrado a cruz na beira do mar, ficaram tão impressionados que resolveram fincá-la no mesmo local onde a acharam. Segundo os moradores e pescadores daquela região, após esse acontecimento realizaram um lance (pesca) de tainhas jamais visto, tal a abundância do pescado. Desde então, todos os anos, no dia 3 de maio, alguns pescadores adornam a cruz com flores e fazem pequenas preces, para que haja sempre a mesma fartura na pesca da tainha. Com o passar do tempo, a cruz de madeira foi se deteriorando, sendo substituída por uma cruz de concreto. A belíssima praia preservada por restinga, possui 1km de extensão. É reduto de jovens que buscam suas boas ondas para a prática do surf.

Como chegar

Para chegar em Quatro Ilhas, é necessário atravessar o centro de Bombinhas, pela Av. Ver. Manoel José dos Santos, entrando na rua Salmão, para, logo depois, ingressar na Rua Ilha das Galés, que dá acesso direto à praia.

8. Mariscal

A Praia de Mariscal, com 204,5 metros de extensão, tem areias brancas a base de cristais de quartzo e águas cristalinas. O nome surgiu em função da grande quantidade de mariscos em seus costões. Com águas muito limpas e ondas de médio porte, é muito procurada pelos surfistas. A vegetação de restinga está preservada pintando de verde toda a sua orla, aproximando o turista à natureza. É indicada para banhos de mar e sol, surf, pesca esportiva e longas caminhadas. Para quem gosta de sossego, Mariscal possui uma estrutura quase que exclusivamente residencial.

Como chegar

Existem dois acessos. O primeiro é pelo Centro de Bombinhas, seguindo a Av. Ver. Manoel José dos Santos até a na Rua Salmão, seguindo-se por esta até quase o seu final, quando se toma a direção ao morro do Mariscal pela segunda rua à direita. No topo do morro, a vista do Mariscal e do Canto Grande é exuberante. Existem vários mirantes para bater fotos e prestigiar este encanto da natureza. Outro acesso é pela Avenida Falcão, que liga a praia de Bombas a Praia de Zimbros. Na terceira rotatória no Bairro de Zimbros, basta seguir à esquerda, na Rua Maracujá, que em poucos quilômetros muda o nome para Av. Girassol. Dali, segue-se até a Rua Canela, que liga a bairro Canto Grande (Mar de Dentro) com a Praia de Mariscal.

9. Canto Grande

Por estar localizada em um istmo, com duas praias opostas, seu primeiro nome era Ponta Grande. A partir dos anos 30, ganhou o nome atual, dividindo-se entre Mar de Dentro e Mar de Fora. Esta pequena vila de pescadores e maricultores ainda mantém viva a cultura dos imigrantes do Arquipélago dos Açores, como a tradição do terno de reis e a técnica da pesca artesanal. O centro da Vila fica aos pés do Parque Municipal do Morro do Macaco, o segundo ponto mais alto da cidade que proporciona ao turista uma bela vista da cidade, da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e também das cidades vizinhas como Tijucas, Governador Celso Ramos e Florianópolis. O Mar de Dentro fica no lado oeste da vila, na Baía de Zimbro, é de águas tranquilas, é ponto de partida de muitas pescarias e passeios de barco pela região. Tem 2.180 metros de extensão. Dali, o por do sol é uma atração única. O Mar de Fora, ao leste da vila é de águas mais agitadas, com ondas propícias para o surf. Suas águas límpidas são renovadas constantemente pelas correntes. A praia também é muito procurada pelos amantes da pesca de arremesso, ao longo de seus 3.831 metros de extensão.

Como chegar

Existem dois acessos. O primeiro é pelo Centro de Bombinhas, seguindo a Av. Ver. Manoel José dos Santos até a na Rua Salmão, seguindo-se por esta até quase o seu final, quando se toma a direção ao morro do Mariscal pela segunda rua à direita. No topo do morro, a vista do Mariscal e do Canto Grande é exuberante. Existem vários mirantes para bater fotos e prestigiar este encanto da natureza. Outro acesso é pela Avenida Falcão, que liga a praia de Bombas a Praia de Zimbros. Na terceira rotatória no Bairro de Zimbros, basta seguir à esquerda, na Rua Maracujá, que em poucos quilômetros muda o nome para Av. Girassol. Dali, segue-se até a Rua Canela, que liga a bairro Canto Grande (Mar de Dentro) com a Praia de Mariscal.

10. Praia da Conceição

A praia da Conceição é dividida por uma pequena Ilhota com a praia de Canto Grande Mar de fora. Por estar totalmente cercada por morros, é uma praia bem protegida pelos ventos. Suas areias monazídicas têm propriedades terapêuticas. Uma de suas principais atrações são as piscinas naturais, formadas no seu costão direito. A praia tem 453 metros de extensão e também é o ponto de partida para chegar até a praia da Tainha.

Como chegar

Deve-se seguir até o Canto Grande mar de fora pela Rua Jequitibá. Em seguida virar a direita, pela estrada a beira-mar. Ao passar pela Ilhota, chega-se as areias da Conceição.

11. Praia da Tainha

Como o próprio nome diz, esta praia é um excelente local para a pesca da tainha durante os meses do inverno. É um refúgio natural em meio a Mata Atlântica, com beleza surpreendente. Possui cerca de 200 metros de extensão.

Como chegar

Seu acesso é feito por uma estrada não pavimentada, a partir da Praia da Conceição. Ao longo da estrada há um museu e mirantes naturais que possibilitam uma bela visão da Baía de Zimbros e Mariscal.

12. Morrinhos

A praia de Morrinhos compartilha a mesma faixa de areia que as praias de Zimbros e do Cantinho. Possui 1.390 metros de extensão e também é uma praia abrigada, com grande concentração de embarcações, devido à presença de pescadores e aquicultores. Urbanizada, a praia possui bares, quiosques e meios de hospedagem em seu entorno.

Como chegar

Seu acesso é pela Avenida Falcão em Bombas até chegando na rotatória do bairro de Zimbros, quando deve-se seguir pela esquerda em diante pela Avenida Rio Girassol.

13. Zimbros

Foi a primeira praia avistada pelos colonizadores açorianos na península, que encontraram ali o zimbros, planta da família das Pináceas, de cujos frutos aromáticos é feita a bebida alcoólica conhecida por genebra. Daí, o nome da praia. Zimbros é um bairro dotado de ótima infraestrutura. Além do turismo, a renda da população tem origem na pesca e no cultivo de marisco e ostras. As embarcações na beira da praia proporcionam um visual colorido e pitoresco. Suas águas calmas e sem ondas são propícias para os esportes náuticos, como a vela e o esqui. No canto direito da Praia está a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros, que abriga importantes exemplares de flora e fauna de Mata Atlântica e possui dez praias desertas, dentre elas estão: do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha.

Como chegar

Seu acesso é pela Avenida Falcão em Bombas até chegando na rotatória do bairro de Zimbros, quando deve-se seguir em diante pela Rua das Garças e depois a Avenida Rio Tapajós.

14. Outras Praias

Bombinhas também é rica em praias selvagens, que guardam seu ambiente natural intocado. O acesso a elas só é possível através de trilhas ou por barco. As mais conhecidas e visitadas são as praias que formam a Costeira de Zimbros. O acesso a elas se dá pelo mar ou através de trilhas, que só podem ser percorridas a pé ou de bicicleta. A praia da Aguada já foi um reduto usado pelos pescadores para lavarem seus barcos. Razão do nome. O acesso a ela é normalmente feito por barco, a partir do Canto Grande Mar de Dentro. Também é possível chegar até ela por uma trilha que parte da Praia da Tainha. Outra pequena praia situada na ponta da Tainha é a Praia do Cação. O acesso é feito por trilha, a partir da Praia da Tainha ou barco. Seu nome foi dado pelos pescadores, justificando-o pela facilidade da pesca do cação, que acontecia naquelas água, antigamente. O Porto da Vó é um belo refúgio com acesso feito somente por barco. Em dias de maré muito baixa, é possível chegar a praia com água pelo cintura, caminhando a partir do Canto Grande. Também partindo do Canto Grande, em passeio de barco, encontra-se o Porto do Macuco. São os próprios pescadores que narram histórias curiosas a respeito deste belo recanto. Com acesso por uma trilha de um pouco mais de 1km, em meio à Mata Atlântica, encontra-se a Praia da Galheta. Muito procurada por aqueles que apreciam o trekking. Da praia, tem-se um belíssimo visual de Bombas e Bombinhas. No costão esquerdo da Praia do Mariscal, escondida pelas grandes pedras, encontra-se a Prainha de Mariscal, também conhecida como Praia do Atalaia. Com 240m de extensão, é perfeita para atividades náuticas. O acesso é feito a pé. A praia da Miséria aparece nos dias de maré baixa. É uma pequena extensão de areia em meio ao costão que dá acesso a Ponta da Sepultura. A praia do Cachalote tem águas muito transparentes, com acesso pela trilha da Sepultura. Há muitos anos, os pescadores encontraram uma baleia cachalote encalhada próxima a essa prainha e a enterraram ali mesmo.

Como chegar

Através de Trilhas a pé e pela costeiras de pedras. Outras, como a Aguada, Cação e Macuco, só tem acesso por barco.
http://img.comunidades.net/pra/praiadagaleta/Praia_da_Tainha_Bombinhas.jpg